06 mar Venâncio Aires/RS se mobiliza para chegada do sinal digital
A migração para o sistema de TV Digital, prevista para ocorrer em 89 municípios do Rio Grande do Sul, iniciou sua contagem regressiva no último dia 31 de janeiro. No mesmo dia, em 2018, o sistema analógico será desligado e todos os canais abertos passarão a ser totalmente digitais. Venâncio Aires, cidade localizada no interior do estado, não está inclusa nesta primeira lista, entretanto, a procura pelos conversores digitais tem crescido muito nos estabelecimentos locais.
A reportagem do jornal Folha do Mate foi às ruas para conferir como está a procura por novos aparelhos de TV e também pelos conversores digitais. Nos três estabelecimentos consultados, os vendedores afirmaram que a venda de conversores aumentou significativamente.
O vendedor de uma loja de eletrônicos, Fábio Schulz, explicou que a venda passou a crescer a partir do mês de dezembro. “Antes, eram encomendados em torno de cinco ou seis aparelhos mensalmente, e, agora, é preciso fazer o pedido de cerca de 20. Algumas vezes, ainda torna-se necessário fazer dois pedidos em um mesmo mês, o que antes raramente ocorria”, relata.
A vendedora de uma loja de eletrodomésticos, Maria Ieda Brixus, relata que o estabelecimento oferece todas as TVs com conversor digital embutido e que, nesta semana, passou a oferecer também conversores digitais aos seus clientes. Ela explica que a venda dos televisores sempre passa por alta em datas especiais, como Natal, Dia das Mães e dos Pais e Copa do Mundo, por exemplo, mas o que chama atenção é que os consumidores fazem questão de questionar sobre a inclusão do conversor na TV.
Em outro estabelecimento de venda de eletrodomésticos de Venâncio Aires, a venda de conversores digitais também aumentou desde o início do ano. De acordo com o vendedor, Régis Kipper, no local são vendidas apenas TVs que já têm o conversor embutido. Kipper explica que o consumidor interessado em adquirir um aparelho televisor novo, logo questiona sobre a inclusão ou não do conversor. “As pessoas estão bem informadas”, destaca.