17 abr TVE dá continuidade ao processo de digitalização no MS
Atendendo ao marco regulatório da TV digital, a TVE (TV Educativa) já se prepara para a troca do transmissor e antena analógicos pelo digital, para transmissão em alta definição nas cidades de Campo Grande e Dourados, no Mato Grosso do Sul. A instalação deve ser concluída até o segundo semestre de 2018.
Segundo o diretor-presidente da RTVE (Rádio e TV Educativa), o jornalista Bosco Martins, a mudança na capital do estado já está com os trâmites legais cumpridos, necessitando apenas da dotação orçamentaria e financeira para compra dos equipamentos.
“No começo viabilizamos a digitalização dos equipamentos internos e o controle máster – que é o ‘coração’ da TVE e, agora, já tem seu decodificador de sinais do satélite ativado – juntamente com a direção de TV, e que estão prontos para retransmissão no sistema digital. Faltam o transmissor e a antena, que levarão as imagens da central da emissora até a casa do telespectador, num primeiro instante”, explica Martins.
Para transmitir o sinal digital da TVE em outros municípios, o procedimento de troca de transmissor e antena será o mesmo e consta do processo de digitalização para os 79 municípios, sendo que 32 já estão autorizados e os demais em andamento no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), esclareceu o diretor-presidente.