06 out TV Globo realiza novos feirões digitais no Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro vai ganhar novos feirões para permitir a compra de kits para a instalação da TV Digital. Na reta final do desligamento do sinal analógico da TV aberta na Região Metropolitana do Rio, que ocorre no dia 25 de outubro, a compra do kit (com conversor digital, antena e controle remoto) ganhou novos endereços no próximo fim de semana, como o Calçadão de Nova Iguaçu e de Duque de Caxias. Participam ainda do mutirão, que permite descontos e parcelamento facilitado, o mercadão de Madureira, o calçadão de Campo Grande e os shoppings Bangu, Grande Rio, Caxias e São Gonçalo.
A partir do dia 25 de outubro, apenas o sinal digital vai chegar às casas de 19 municípios do estado: Rio de Janeiro, Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Petrópolis, Queimados, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica e Tanguá.
A expectativa é que 12 milhões de pessoas sejam impactadas com a mudança. A estimativa é que 1,5 milhão de kits seja comprado no Rio de Janeiro. Além disso, outro 1,2 milhão de kits será doado para quem está inscrito em algum dos programas sociais do Governo Federal. “A ideia dos feirões é que as pessoas, que não estão inscritas nos programas sociais, consigam comprar o kit com desconto”, disse André Dias, diretor de Projetos Especiais da TV Globo.
A emissora tem promovido uma série de eventos para auxiliar na instalação correta do conversor e permitir que a imagem digital seja recebida pelos moradores, com resolução seis vezes maior que a versão analógica.
Dias lembra que mais de 100 mil jovens já foram treinados no projeto Patrulha Digital, em parceria com o Senai, em todo o país. Para o Rio de Janeiro, ele cita a criação do Favela Digital, em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA), que já treinou mais de 500 pessoas. “O objetivo é ajudar na multiplicação da informação. As pessoas retiram o kit e não sabem o que fazer. Por isso, pensamos na criação desses eventos que servem para apresentar a TV Digital, tirar dúvidas e dar treinamento. A ideia é multiplicar a informação”, conta.
Na próxima semana, a Globo vai iniciar uma campanha com porteiros no Rio de Janeiro para auxiliar na instalação da TV Digital.