27 jul Telespectadores se despedem do sinal analógico em Pernambuco
O fim do sinal analógico no Recife e região metropolitana aconteceu na virada desta quarta (26) para quinta-feira (27). Exatamente às 23h59, as cidades de Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Recife e São Lourenço da Mata participaram de mais um capítulo da história da TV brasileira.
Para se despedir, muitos moradores ficaram acordados e acompanharam a transição. Entre eles, está o casal de aposentados, Paulo e Célia, declaradamente apaixonados por televisão. Ambos fizeram questão de acompanhar a programação nos dois aparelhos de TV: a antiga, ainda precisava de lã de aço na antena para conseguir melhorar a imagem; e na nova, bem moderna, que deixava clara a diferença da nova era.
O marco foi equiparado a outra grande mudança na história da TV: “Eu até comparo, na minha lembrança, o momento do surgmento da TV colorida. Foi uma mudança impactante”, revela Paulo.
Na TV Jornal, de Recife, houve uma contagem regressiva para a transição. A TV digital, na opinião da diretora de Jornalismo da emissora, Beatriz Ivo, exige novas competências e traz desafios. “Vamos, agora, discutir o que as novas tecnologias nos permitem, como integração com a internet, interatividade… é uma nova janela que se consolida para que possamos levar o melhor da programação para as pessoas de casa”.
A capital pernambucana é a primeira do Nordeste a receber o sinal digital. Mais de 600 mil kits gratuitos para recepção do sinal de TV digital foram distribuídos aos beneficiários de programas sociais do Governo Federal, restando cerca de 120 mil ainda para serem entregues. Cerca de 92% dos domicílios da Grande Recife estão aptos a receberem o novo sinal, segundo pesquisa aferida pelo Ibope Inteligência.