05 jan Sinal digital chega a 9 cidades da região de Ribeirão Preto
Moradores de nove cidades da região de Ribeirão Preto-SP devem realinhar suas antenas para ter acesso ao sinal de TV digital com a instalação de novos transmissores.
A mudança é necessária para quem é de Colômbia, Rifaina, Barrinha, Santo Antônio da Alegria, Taquaral e Miguelópolis, que estão entre as 20 localidades da região com desligamento do sinal analógico, que começa em 31 de janeiro e encerra em 21 de fevereiro. Após esta data, somente os moradores da região que tiverem um televisor com conversor (embutido ou externo) irão receber o sinal da TV aberta.
O realinhamento também é válido para quem mora em Taiúva, Taiaçu e Vista Alegre do Alto, que passam a contar com o sinal digital, mas estão com desligamento da transmissão analógica marcado somente para o final de 2018.
Além de realinhar as antenas, que estão previstas para funcionar em duas semanas, é importante que os moradores tenham TVs mais novas aptas a receber o sinal digital ou o conversor instalado.
“O cara que já tenha o conversor embutido tem que fazer uma sintonia automática na TV para reprogramar essa recepção digital para ele poder assistir. Não é só pôr a antena lá que vai pegar o sinal. Ele tem que fazer uma sintonia da TV”, explica o supervisor de retransmissão da EPTV, em Ribeirão Preto, Evaldo Cândido Garcia.
Direcionamento das antenas
Ao todo, são seis transmissores para oito cidades. A estação de Taiúva também será utilizada para garantir o sinal a Taiaçu e Taquaral. Confira onde as torres se localizam:
Colômbia: Rua México com Rua Itália, s/n°
Rifaina: Distrito de Alto Porã – Área Rural – Pedregulho-SP
Barrinha: Rua Machado de Assis, s/n° (ao lado da escola Luiz Marcari) – Jardim Paulista
Santo Antônio da Alegria: Ilha do Ar – Serra da Lajinha
Taiúva, Taquaral, Taiaçu e Vista Alegre do Alto: Avenida Antônio Pires Videiro, s/n° (ao lado da caixa d’água) – Santa Rita/Taiúva-SP
Miguelópolis: área rural (coordenadas 20º10’17,71”/ 48º0’55,09”)