Notícias

Recife atinge maior índice de adoção do sinal de TV digital

Nota27.07

 

O desligamento do sinal analógico de TV será feito às 23h59 desta quarta-feira (26) no Recife e em 14 cidades da região metropolitana. O conjunto de municípios, os primeiros do Nordeste brasileiro a passarem pelo processo, estabeleceram uma marca: atingiram o maior nível de adoção do sinal digital de TV já registrado entre as localidades que passaram pela migração.

Segundo pesquisa do Ibope Inteligência, 92% dos 1,2 milhão de domicílios da região contavam com sinal digital. O instituto fez o levantamento a pedido do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired). Com isso, a implantação da TV digital em terras pernambucanas atingiu o percentual mínimo de 90% (com margem de erro de três pontos percentuais) para que o sinal de TV analógica seja desligado.

Carolina Duca, gerente de tecnologia da Globo no Recife, diz que o desafio é que mais de 45% das residências eram de pessoas incluídas no Cadastro Único, que inclui participantes de programas sociais como Bolsa Família e e Minha Casa Minha Vida. Elas têm direito a receber gratuitamente um kit, com conversor e antena. “A gente não sabia se elas iriam retirar o kit”. Tanto retiraram, que a Seja Digital distribuiu 530 mil kits no Recife.

Até agora, a região pernambucana foi a que embarcou com maior força na era da TV digital. Em São Paulo e em 38 cidades da região metropolitana, o índice era de 90% quando o sinal analógico foi desligado em março deste ano.

Goiás e Distrito Federal também obtiveram 92% de residências com sinal digital. Só que esse percentual só foi alcançado após o desligamento ter sido adiado uma vez pelo Gired. O grupo por representantes da Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel), das emissoras de TV e de empresas de telecomunicações.

O resultado de Recife não foi alcançado sem esforço. Iniciativas das emissoras ajudaram. A Patrulha Digital, da TV Globo, capacitava alunos do SENAI e de institutos federais para que ensinassem a instalar conversores digitais e configurasses as TVs que já estivessem aptas a receber o sinal digital.

Além disso, Recife sediou alguns feirões para vender televisores e adaptadores para quem não fosse beneficiário de programas sociais do Governo Federal.

 

TV Digital + 4G

Com o desligamento, a programação das emissoras da região de Recife ficará disponível somente no formato digital, que possui mais qualidade de som e imagem.

As transmissões de TV digital no Brasil começaram em 2007. Com o sinal digital, imagem e som possuem maior qualidade. Diferentemente do analógico, não sofre interferências, o que permite às imagens chegarem ao televisor sem chuviscos e “fantasmas”.

As frequências de radiofrequência com o desligamento do sinal analógicos serão usadas para a banda larga 4G.

Após o desligamento, quem sintonizar a TV em algum canal aberto cujo verá na tela uma cartela informativa durante 30 dias.

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) estima que, até 2018, 1,3 mil municípios já estejam com o sinal analógico desligado.

A expectativa é de que, em 2023, a TV digital esteja disponível em todos os domicílios do país. Ao todo, R$ 3,6 bilhões serão disponibilizados para tanto – quantia custeada quase que integralmente por empresas de telecomunicações.