Notícias

Presidente do Fórum SBTVD, Raymundo Barros, destaca a importância do Projeto TV 3.0 no último debate no Conselho de Comunicação Social

(Raymundo Barros, presidente do Fórum SBTVD no Congresso Federal. Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

No dia 4 de dezembro, o Fórum SBTVD apresentou a evolução do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre com a chegada da TV 3.0 em encontro promovido pelo Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional. Essa tecnologia promete uma qualidade de imagem superior ao HD atual e um som imersivo, sinalizando transformações significativas para os telespectadores.

No evento, Raymundo Barros, presidente do Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (Fórum SBTVD), entidade responsável pelo desenvolvimento da nova geração de TV digital brasileira, enfatizou a importância da TV 3.0, ressaltando a singularidade dessa tecnologia, que une a personalização da internet à entrega eficiente de conteúdo, proporcionando uma experiência inovadora ao consumidor.

“A TV 3.0 pretende integrar essas duas experiências, internet e TV, de uma maneira completamente harmonizada e irá revolucionar a experiência televisiva, não apenas na qualidade do entretenimento em casa, mas também na forma como as pessoas consomem conteúdo audiovisual. Com a implementação prevista para pouco mais de um ano, a indústria do entretenimento e os reguladores do setor de comunicação precisam estar preparados para as mudanças iminentes”.

A conselheira e mediadora Valderez Donzelli também enfatizou a relevância da adaptação de emissoras e aparelhos receptores para suportar as inovações da TV 3.0. 

Em meio ao debate, Tawfic Awwad Junior, diretor do Departamento de Inovação, Regulamentação e Fiscalização do Ministério das Comunicações, indicou que a implementação desse sistema está prevista para 2025, demandando investimentos substanciais.

“O projeto da TV 3.0 busca modernizar e aumentar a qualidade da TV ao mesmo tempo em que vai permitir a exploração de um serviço de novos modelos de negócios pelas radiodifusoras, que estão tentando manter a sua relevância nesse cenário de mídia em constante evolução”, afirmou.

O Fórum SBTVD, no último mês, apresentou os resultados dos testes de laboratório da camada física na Fase 3 do Projeto TV 3.0. O relatório completo (em inglês) está disponível na área dedicada ao Projeto TV 3.0, no site do Fórum SBTVD: forumsbtvd.org.br/tv3_0/.