DTV News

Passo a passo da TV 3.0: cronograma de trabalho

O cronograma de avanço da nova geração de TV no Brasil já começou! Chamada de TV 3.0, a nova versão irá possibilitar tanto uma maior qualidade audiovisual – com vídeo UHD e áudio imersivo personalizável -, como uma transmissão de conteúdos direcionados para cada área do país, com a técnica de reuso-1.

Quer saber mais sobre a TV 3.0? Acesse https://forumsbtvd.org.br/tv3_0/

Para acompanhar de perto o passo a passo deste grande projeto, é necessário entender como se dará a evolução do trabalho e ficar atento às datas. Por isso, confira a seguir o calendário proposto:

Identificação de propostas

Hoje, o Fórum SBTVD está em processo de recebimento de propostas para o desenvolvimento dos seis componentes deste padrão: camada física, camada de transporte, codificação de vídeo, codificação de áudio, captions e codificação de aplicações. Cada um desses itens será avaliado de forma independente. Alguns deles podem até se desdobrar em subcomponentes, mas todos serão analisados separadamente.

O objetivo desta primeira fase do “Call for Proposals” é justamente a identificação inicial de proponentes de tecnologias e uma autodeclaração dos requisitos preenchidos. As propostas podem ser enviadas por empresas do Brasil e do resto do mundo, mas é importante lembrar que serão adotadas apenas aquelas que aderirem ao código de propriedade intelectual do Fórum SBTVD. Esta fase está prevista até 30 de novembro de 2020.

Avaliação das tecnologias (fase 1)

Após o recebimento dessas respostas, o Fórum SBTVD irá avaliar se todos os requisitos foram contemplados. Caso contrário, pode haver uma prorrogação do prazo ou um novo “Call for Proposals” com novos requisitos.

Documentação e equipamentos

Se as respostas à Fase 1 forem satisfatórias, a Fase 2 envolverá o envio da documentação completa até 29 de janeiro de 2021 e dos equipamentos necessários para testes e avaliações até 02 de abril de 2021.

Fase de testes

A previsão é que os testes para avaliação e comparação das tecnologias aconteçam entre os meses de abril e setembro de 2021. Durante este período, o Fórum SBTVD pretende analisar os resultados dos testes para que possa então recomendar ao Governo Brasileiro as tecnologias apropriadas à TV 3.0.

Normas técnicas

Assim que as tecnologias forem selecionadas, será iniciada a etapa de elaboração das normas técnicas da TV 3.0 em 2022.