Notícias

OFICIAL: sinal analógico será desligado amanhã em São Paulo

Nota28.03

 

Está confirmado o desligamento do sinal analógico da TV aberta na cidade de São Paulo e em 38 municípios de seu entorno, para amanhã, dia 29 de março. A informação foi dada hoje após a reunião realizada em Brasília/DF, entre MCTIC (Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) e GIRED (Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV), que decidem sobre o processo de migração das TVs analógicas para os canais digitais.

Segundo pesquisa realizada pelo IBOPE, 90% das residências do município de São Paulo e dos demais municípios que terão o sinal analógico desligado, já estão aptas a receber o sinal digital da TV aberta. De acordo com a pesquisa, a meta de 93%, para o efetivo desligamento, conforme estipulado em portaria do Governo Federal, foi alcançada com folga, já que os 90% demonstrados foram confirmados sem o deflator (redução de aparelhos de tela “fina” ou plana, considerados digitais, que no caso se estabelece 8%), tendo ainda a contagem da margem de erro de 3%.

Quase dez anos depois de ser a primeira cidade a transmitir o sinal digital, em dezembro de 2007, a cidade de São Paulo será a primeira capital de um estado a contar somente com o sinal digital.

 

Benefício

Quase 1 milhão de famílias receberam gratuitamente os conversores digitais e antenas, segundo dados da Seja Digital, que é a entidade responsável pela distribuição destes equipamentos às famílias inscritas nos programas sociais do governo Federal. Outros 200 mil conversores já estão agendados para instalação. O objetivo é chegar a 1.8 milhão de conversores e antenas distribuídos.

 

Cronograma

A primeira cidade que teve o sinal analógico desligado foi Rio Verde (GO), como um piloto da operação, em março de 2016. Em Rio Verde, 30 dias depois do desligamento, uma pesquisa mostrou que 98% dos domicílios estavam digitalizados. Em outubro de 2016 foi a vez de Brasília e as cidades do entorno.

Até 2018, o sinal de TV analógica deverá ser desligado em todas as capitais, regiões metropolitanas e cidades que tenham necessidade de liberação da faixa de 700 MHz para a entrada do serviço de 4G.