05 abr Nova era digital se instala nos lares da capital paulista
Cerca de 22 milhões de brasileiros que vivem em 39 cidades da grande São Paulo já têm acesso à TV digital. Desde o dia 29 de março o sinal analógico de transmissão foi desligado na capital paulista, que agora possui apenas a TV aberta e gratuita.
“O desligamento da TV analógica de São Paulo significa praticamente o sucesso de todo o Brasil, uma vez vencida a etapa de desligar uma cidade do porte e dimensão de São Paulo, com certeza é a garantia de sucesso do processo em todo o restante do país”, destacou Roberto Franco, atual presidente do Fórum SBTVD – Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre.
Foram mais de dez anos de estudos, testes e desenvolvimento tecnológico para chegar a estágio atual de oferecer a transmissão com a qualidade de imagem e som digitais. Um trabalho conjunto realizado pelo Fórum SBTVD, com a participação das emissoras de radiodifusão, indústrias de software, fabricantes de equipamentos de recepção e transmissão, universidades e centros de pesquisa e do governo federal.
As vantagens do sinal digital incluem a capacidade de ser assistida em dispositivos móveis; a multiprogramação, que comporta a transmissão de diferentes programações em um mesmo canal; a interatividade entre emissoras e telespectador; guia eletrônico de programas.
Pesquisas
A televisão é o meio de comunicação mais popular do país, presente em 97% dos lares, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNDA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Pesquisa Brasileira de Mídia 2016 (PBM 2016), realizada pelo Governo federal, aponta que a TV segue como meio de comunicação predominante no País. Segundo os resultados da PMB 2016, 63% dos entrevistados buscam informações nos telejornais diários e 77% afirmam assistir à TV todos os dias da semana, com predominância de segunda à sexta-feira. A pesquisa ainda revela que o telespectador passa, em média, de 60 a 120 minutos em frente ao televisor.
Planejamento
A implantação da TV digital no Brasil é um processo planejado desde 2006 pelo governo federal e a iniciativa privada, que tem como principal interlocutor o Fórum SBTVD – Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre.
Este trabalho conjunto proporcionou a criação das normas técnicas para TV digital e a criação de mecanismos que facilitaram o processo de implantação nas cidades brasileiras, tais como o estabelecimento do Processo Produtivo Básico (PPB) que determinou que todos os televisores produzidos no país a partir de 2011 tivessem o conversor digital embutido, entre outras diversas ações.
A promoção da TV digital no Brasil e no exterior também é tema constante de discuções nas reuniões entre os membros do Fórum SBTVD e o governo federal. Por conta deste trabalho, são 17 países com o mesmo sistema de TV digital adotado no Brasil, representando novos mercados para as empresas nacionais.
Cronograma
No mundo, apenas 60 países já finalizaram a transição da TV analógica para digital e o Brasil é o primeiro país da América do Sul a iniciar o desligamento analógico. Rio Verde (GO) foi à primeira cidade brasileira a ter o sinal desligado, em fevereiro de 2016. 30 dias após o desligamento, uma pesquisa mostrou que 98% dos domicílios tinham capacidade de receber o sinal de TV digital. Em outubro de 2016, o sinal analógico foi desligado em Brasília e nas cidades satélites.
Após São Paulo, a próxima capital a ter o sinal analógico desligado será Goiânia e cidades do entorno, em 31 de maio de 2017. No segundo semestre, passarão pelo processo de desligamento Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte, Recife, Sobral e Juazeiro do Norte em julho; Campinas, Franca, Ribeirão Preto, Santos e municípios da região do Vale do Paraíba terão o sinal de TV analógica desligado em setembro e, o Rio de Janeiro e Vitória em outubro.