Notícias

Mudanças são anuncias para manual de desligamento analógico

Nota24.02

O Gired (Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV) se reuniu no dia 20 de fevereiro para revisar e aprovar o novo manual das regras de comunicação obrigatórias para o desligamento da televisão analógica. As normas já valem para São Paulo, próximo local a desligar o sinal, no dia 29 de março de 2017.

Entre as mudanças, está o formato da contagem regressiva para o desligamento, que passa a ficar no lado superior esquerdo e não abaixo do logo “analógico” como antes. O tamanho da fonte do letterboxing passa de 27 para 32, e a cor da tela de fundo pós-desligamento muda do preto para o cinza, o que vai gerar uma economia de 25% na energia.

O engenheiro da Abratel – Associação Brasileira de Rádio e Televisão e integrante do Gired, André Felipe Trindade, aponta a importância dessas mudanças. “As novas regras facilitam para o telespectador, principalmente àqueles que assistem a televisão de tubo pequena, para que possam ler melhor e identificar que estão assistindo à televisão analógica”.

Para acessar o manual completo e conferir todos os detalhes das mudanças anunciadas pelo Gired, clique aqui.