30 mar Fórum SBTVD contribui e comemora chegada de TV digital em SP
O Fórum SBTVD – Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre foi criado com a missão de estimular, auxiliar e implementar o desenvolvimento das melhores práticas que estão sendo adotadas para a TV Digital no Brasil. O sucesso deste trabalho está sendo demonstrado no processo de desligamento do sinal analógico em São Paulo, que já conta com o que a há de mais moderno em transmissão de som e imagem. Uma realidade que é comemorada pela população e por todos os envolvidos neste processo de digitalização da TV no Brasil.
Desde 2006, início da implantação da TV digital aberta no Brasil, houve um grande avanço nas questões técnicas, mercadológicas e promocionais. Um trabalho conjunto e contínuo de todos os associados do Fórum SBTVD, que englobam membros da radiodifusão, fabricantes de equipamentos de recepção, de transmissão e indústrias de software, que representam 80% do setor, além de entidades e instituições de ensino e pesquisa e do Governo Federal.
Vale destacar que o Brasil foi o único país em que o setor privado (emissoras e indústrias de equipamentos) financiou parte dos testes de laboratório e de campo para comparar a eficiência técnica dos diversos padrões de TV digital existentes, o que levou à adoção do padrão japonês, que foi então adaptado às necessidades da população. Graças a um modelo de trabalho planejado e consistente, preocupado em eliminar qualquer incompatibilidade de tecnologia, é copiado por outros países que já estudam o método de trabalho de implantação da TV digital adotado no Brasil.
“O Fórum tem uma atividade bastante intensa, com uma produção intelectual extraordinária, que colocou o Brasil, que antes tinha a televisão respeitada pelo conteúdo, por cobertura, por operação, numa posição de respeito internacional também por sua capacidade de propor soluções tecnológicas”, destaca o presidente em exercício, Roberto Franco.
Focada na excelência, a TV brasileira, gratuita e universal, constitui o principal meio de acesso à informação, entretenimento e cultura da população, sendo considerada uma das melhores do mundo. Passando a TV aberta adotar a tecnologia digital, os telespectadores terão as vantagens antes reservadas a assinantes de serviços pagos, como interatividade e alta definição, preocupação pautada pelo Fórum SBTVD na realização de todo processo de implantação do sistema digital.
Muitos estudos, testes e dedicação foram investidos para que o sinal de TV analógica possa ser desligado com segurança, a partir de hoje, em São Paulo e em 38 cidades, que passam a ter somente o sinal de TV digital aberta. O sucesso deste modelo de transmissão digital já comprovado em Rio Verde/GO, cidade modelo da operação, e em Brasília e cidades do entorno do Distrito Federal, onde o desligamento ocorreu em 2016, é marco histórico da nova realidade de TV no país.