Notícias

Fórum SBTVD completa 15 anos e comemora conquistas ao longo dos anos

Neste ano, o DTV Play, o HDR e o áudio imersivo, tecnologias desenvolvidas pelo Fórum SBTVD, já estão sendo embarcados nos televisores

Hoje, dia 23 de novembro, o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD) completa 15 anos. Criado por meio do Decreto 5.820/2006, seu principal objetivo é garantir a todo brasileiro o direito de receber uma transmissão com imagem e som de alta qualidade.

Atuante no desenvolvimento e na implementação das melhores práticas para a TV Digital no Brasil, a associação é formada pelas principais empresas dos setores de radiodifusão, recepção, transmissão, software e universidades e centros de pesquisa e desenvolvimento, que representam mais de 80% do PIB do setor de TV aberta.

A própria existência do Fórum SBTVD é uma grande conquista, uma vez que é o primeiro caso no mundo em que governo e iniciativa privada trabalharam juntos para normatizar uma atividade comercial.

“Parabenizamos as empresas associadas, os conselheiros e os membros dos 4 módulos de trabalho e técnica que se dedicam desde 2006 para fazer a TV aberta brasileira referência mundial. Seguimos juntos fazendo história e nos orgulhando das conquistas!”, declara o Presidente do Fórum SBTVD, Luiz Claudio Costa.

Neste ano, tecnologias como o DTV Play, o HDR e o áudio imersivo, desenvolvidas pelo Fórum SBTVD, já estão sendo embarcadas nos televisores. A melhoria da interatividade e da experiência do telespectador são prioridades para a associação, que continuou com os estudos e avanços para a TV do Futuro, a chamada TV 3.0 – que já está em fase de testes até dezembro.

Saiba mais sobre o projeto da TV 3.0: https://forumsbtvd.org.br/tv3_0/