Notícias

Estudantes instruem moradores de Goiânia sobre sinal digital

Nota07.04

 

Estudantes dos cursos de eletrônica e telecomunicações do Instituto Federal de Goiás (IFG), de Goiânia/GO, ajudaram moradores da capital a instalarem os equipamentos necessários para a captura do sinal digital nesta semana. O grupo faz parte da Patrulha Digital, que visita o Jardim Novo Mundo, Vera Cruz e Finsocial, para auxiliar a população, já que o sinal analógico das TVs será desligado na capital e outras 28 cidades de Goiás no próximo dia 31 de maio.

Os alunos foram treinados por técnicos da TV Anhanguera para prestarem o serviço. Eles vão de casa em casa para passar informações e ajudar na instalação da antena e do conversor digital.

O professor Marco Aurélio Campos relata que, ajudando a comunidade, os alunos acabam aprendendo mais sobre a área que estudam. “É importante para eles também terem essa oportunidade de irem a campo e exercerem um pouco dessas atividades que aprendem em sala de aula. Por exemplo, como direcionar uma antena e como instalar e customizar um conversor digital analógico”.

O diretor de Engenharia da TV Anhanguera, Carlos Cauvilla, acompanhou a equipe que foi ao Jardim Novo Mundo e ressaltou a importância de garantir que todos tenham equipamento apropriado e instalado corretamente em casa. “Dia 31 de maio vai ser desligado [o sinal analógico]. Então a gente precisa fazer esse trabalho para que ninguém fique sem ver TV”.

O funcionário público Thiago Silva, um dos moradores atendidos pela equipe, afirmou que a ação da Patrulha o ajudou a conseguir um bom sinal para a TV. “[A ação] faz muita diferença. É a evolução da televisão. Com o desligamento do sinal analógico, o canal digital vai ficar muito melhor, top de linha”, comemorou.