Notícias

Emissoras de TV da Bahia se preparam para era digital

Nota02.05

 

Na Bahia, Salvador e mais 34 cidades vão ter a transmissão analógica de TV desligada no dia 26 de julho deste ano. De acordo com o Gerente de Programação da TV Bahia, Hugo Brito, a chegada do sinal digital vai possibilitar, também, inúmeras ferramentas de inclusão, como close caption (legendas) em todos os canais, e áudiodescrição, para pessoas com deficiência visual.

Outra vantagem, claro, além da imagem e som em alta definição, será a interatividade: “o sinal digital permitirá que o telespectador acesse uma grade de programação das emissoras e sinopses dos programas”, revela o gerente.

A fim de auxiliar os moradores sobre como sintonizar o sinal digital, a emissora tem realizado diversas ações conjuntas com o departamento de jornalismo, para que nos quadros de Empregos e Desaparecidos, realizados nos bairros de Salvador, tenham sempre um stand de esclarecimento de dúvidas.

“Também disponibilizamos diversos vídeos que orientam a população sobre a instalação da antena e do conversor para aparelhos de tubo ou aqueles adquiridos antes de 2010, que podem ser de LED, LCD ou plasma, mas que ainda transmitem via sinal analógico”, complementa Brito – os aparelhos que tiverem o selo DTV já possuem o conversor acoplado.

 

Testado e aprovado

Para o gerente técnico da TVE, Daniel Moyano, o sinal digital vai melhorar de modo muito significativo a recepção, especialmente do canal estatal. “No sinal analógico, até o fato de ligar um eletrodoméstico pode interferir na recepção, com chuviscos e fantasmas. Depois de julho, a recepção não passará por esses problemas”, garante.

Ele lembra que, desde 2008, a TVE trabalha com o sinal digital, mas que o marco na TV foi no Carnaval passado, quando a qualidade das imagens e da cobertura renderam retornos muito positivos. “Estamos ansiosos pelo desligamento, sobretudo, porque ele vai representar uma economia, deixando de consumir um sinal que não tem mais audiência”, pontua, Moyano.

O engenheiro de transmissão da TV Aratu, Nilton Montealegre lembra que o desafio agora é descobrir as áreas de sombra do sinal na Região Metropolitana de Salvador para atuar com amplificadores do sinal. “Nossos esforços são para que não haja problema algum quando o sinal for desligado”, explica.

 

Kit digital

Dos 35 municípios que desligam o sinal analógico, 20 terão o direito da distribuição gratuita de kits de antenas e conversores para os beneficiários dos programas sociais federais, a exemplo do Bolsa Família.

Segundo o diretor-geral da Seja Digital, Antônio Carlos Martelletto, os agendamentos dos beneficiários deverá ser feito em maio e a entrega dos kits no final do mês. “O cidadão que for beneficiário dos programas pode entrar em contato gratuitamente pelo número 147 ou no site www.sejadigital.com.br, de posse do número de identificação social, para consultar se tem o direito ao kit”, esclarece.