
31 jan Desligamento do sinal analógico no Sul começa hoje (31)
Após reunião realizada nesta terça-feira (30), o MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) oficializou que hoje (31), às 23h59, acontece o desligamento do sinal analógico de televisão aberta na região de Curitiba-PR.
Em outras cidades, o desligamento será feito de forma escalonada. Florianópolis-SC inicia o processo que segue até o dia 28 de fevereiro. Ribeirão Preto-SP e Franca-SP concluem totalmente o desligamento no dia 21 de fevereiro. Já em Porto Alegre e outros 107 municípios do Rio Grande do Sul, o desligamento analógico será finalizado no dia 14 de março.
Também foi verificado que a condição para o desligamento do sinal analógico de TV em São Luís-MA e mais dez municípios do estado já foi cumprida. Pesquisa do Ibope Inteligência constatou que 92% das residências já contam com o sinal digital. Este é um caso inédito, porque pela primeira vez uma região atinge a meta exigida 60 dias antes da data marcada – dia 28 de março.
Até lá, os beneficiários dos programas sociais do governo continuarão a receber gratuitamente os kits (conversor, antena e controle remoto).
Pesquisas
O Ibope Inteligência realizou pesquisa em Curitiba entre os dias 15 e 26 de janeiro de 2018. A amostra contou com 2.086 entrevistas. Na cidade, 91% dos domicílios já contam com sinal digital.
Em Florianópolis, a pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 27 de janeiro. Foram realizadas 2.044 entrevistas. Na cidade, 89% dos domicílios já possuem sinal digital.
Em Porto Alegre, a pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 28 de janeiro, com 2.632 entrevistas. Na cidade, 88% dos domicílios já utilizam o sinal digital.
Em Ribeirão Preto, a pesquisa do Ibope Inteligência foi realizada entre os dias 16 e 26 de janeiro. A amostra totalizou 1.894 entrevistas. No município, 89% dos domicílios já contam com sinal digital.
Em Franca, o Ibope realizou a pesquisa entre os dias 15 e 26 de janeiro. A amostra contou com totalizam 1.747 entrevistas. No município, 89% dos domicílios já utilizam sinal digital.
Vantagens do desligamento
A digitalização da TV aberta permite que os telespectadores assistam aos programas com maior qualidade de som e imagem.
Com o desligamento do sinal analógico, haverá a liberação da faixa de 700 MHz, atualmente ocupada por canais de TV aberta em tecnologia analógica. Essa radiofrequência será utilizada para ampliar a disponibilidade do serviço de telefonia e internet de quarta geração (4G) no Brasil.
Os beneficiários de programas sociais do Governo Federal, como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros, têm direito a receber um kit gratuito (com antena e conversor e controle remoto).
É necessário acessar o site www.sejadigital.com.br/home e agendar a retirada do kit. O telefone da Central de Atendimento é 147.