18 ago Chegada da TV digital exige mudanças na recepção do sinal
Com o processo do desligamento do sinal analógico em andamento em todo o Brasil, é necessário pensar nas alterações na forma de recepção da imagem e som nos televisores. E para quem mora em apartamento, a antena UHF compartilhada (conhecida como antena coletiva) com os demais moradores é a mais indicada para garantir a melhor recepção.
Neste caso, a instalação deve ser feita no ponto mais alto do edifício. Após a antena estar bem localizada, o sinal irá descer pelo cabo coaxial e ser distribuído para todos os moradores terem acesso. Com o cabo no apartamento, é só ligar na televisão. Porém, em algumas residências, o sinal pode chegar um pouco fraco em função desse compartilhamento.
“Converse com o seu síndico. É importante a assistência de um profissional antenista nesse processo. Ele saberá dimensionar a necessidade de um ou mais amplificadores de sinal. Dependendo do número de apartamentos, por exemplo, pode ser preciso um amplificador junto à antena e um em outro andar”, explica o gerente de Projetos Regulatórios da RBS TV, Emerson Costa.
As televisões de tela plana fabricadas depois de 2012 já possuem o conversor digital integrado. Basta conectar ao sistema de antena coletiva e fazer a busca de canais. Já os televisores antigos, analógicos, comprados antes de 2012 e as TVs de tubo precisam do conversor digital, que pode ser adquirido em lojas de equipamentos eletrônicos.