30 set TV Senado já está preparada para a era do sinal digital
No dia 29 de setembro, diversas emissoras de TV da cidade de Brasília se reuniram no Ministério das Comunicações para apresentar as últimas atividades desenvolvidas para informar à população sobre o desligamento do sinal analógico no Distrito Federal.
De acordo com o coordenador de programação da TV Senado, Alberto de La Peña, hoje, a emissora cumpre todas as disposições legais e já opera com os dois sinais. Desde abril deste ano, a TV Senado vem divulgando uma campanha sobre o desligamento do sinal analógico para que os cidadãos se adaptem à mudança.
De acordo com o conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Rodrigo Zerbone, 85% da população do Distrito Federal já está preparada para o sinal digital. “Temos bastante tranquilidade em relação a essa data para Brasília, porque fizemos um trabalho de planejamento e de reavaliação do processo. Já temos um piloto feito em Rio Verde, a primeira cidade do Brasil a ser desligada. E toda essa experiência, trazida para Brasília, possibilitou que já alcancemos hoje percentuais muito elevados da população preparados para receber o sinal digital”.
A secretária de serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Vanda Jugurtha Bonna Nogueira, disse que Brasília passa pelo processo de desligamento do sinal analógico com tranquilidade e que o desafio será a capital paulista, em março de 2017. “São Paulo tem tudo: é enorme e no mesmo bairro se encontram pessoas carentes e pessoas de alto poder aquisitivo. Então vai ser um grande desafio. Mas nós vamos enfrentá-lo”.
Brasília será a primeira capital e a segunda cidade a realizar o desligamento do sinal analógico de televisão. Em 2017, está previsto o desligamento em outros 348 municípios, de oito estados brasileiros.