Matérias

Televisão no Brasil é uma das melhores e mais avançadas do mundo

O Brasil é admirado e reconhecido por seu bom futebol, belas praias, ótimos memes e também por possuir um dos maiores sistemas de TV do mundo inteiro. Somos o sexto país que mais consome TV, atrás apenas de Estados Unidos, Índia, China, Malásia e Turquia. Esse status faz com que tenhamos não só um robusto mercado de radiodifusão nacional, mas também tecnologias cada vez mais modernas para atender a uma exigente audiência composta por milhões de brasileiros.

Um exemplo da força desse mercado se reflete no processo de desligamento do sinal analógico para a aderência ao sinal digital, iniciado em meados de 2010. A mudança foi conduzida e regulamentada pelo Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD) e representantes do governo. Quase uma década depois, já temos todas as capitais e 70% dos munícios brasileiros totalmente adaptados.

“Pode parecer um processo longo, mas devemos destacar que o sinal digital começou a ser adotado pelos países em 2003. O Brasil passou a estudar essa novidade, criou um grupo de trabalho para cuidar das novas tecnologias, desenvolveu normas e mecanismos para a implantação e, após quatro anos, iniciou a transição”, lembra José Marcelo Amaral, presidente do Fórum SBTVD.

Além disso, a organização da equipe brasileira durante essa mudança tem servido de exemplo para 15 dos 20 países da América Latina que, por influência do Brasil, escolheram o mesmo sistema de TV digital. “Podemos dizer, sem receio nenhum, que o Brasil lidera o mercado de radiodifusão da América Latina. Hoje exportamos tecnologias como o GINGA, e conhecimento para ajudar governos latinos a estruturarem o processo de transição analógico-digital”, enfatiza o executivo.

Vale lembrar ainda que o desafio no país dos apaixonados por novela e futebol, é muito maior do que em outros. “Hoje o mercado de radiodifusão brasileiro é um dos mais desenvolvidos e respeitados do mundo. Somos referência no assunto e já estamos estudando a implantação de recursos de ponta, como HDR, áudio imersivo, interatividade e 4K”, finaliza José Marcelo. Hoje, apenas a Coréia do Sul possui todas essas tecnologias na TV aberta. No Brasil, estes recursos estão disponíveis somente em serviços de conteúdos pagos. A expectativa é de iniciar a implantação deles na TV aberta a partir do próximo ano.”, finaliza.

Sobre o Fórum SBTVD

O Fórum SBTVD (Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre) é uma entidade sem fins lucrativos que contribui para o desenvolvimento da TV digital no Brasil, proporcionando maior qualidade de sinal, mobilidade e interatividade na vida dos brasileiros. É composto por integrantes das emissoras de TV, fabricantes de equipamentos de recepção, transmissão e indústrias de software, bem como representantes do Governo Federal e entidades de ensino e pesquisa. O Fórum SBTVD promove e coordena a cooperação técnica entre seus associados e apoia a divulgação do Sistema Brasileiro de TV Digital no Brasil e exterior.

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Race Comunicação

(11) 2548-0720 | (11) 2894-5607

Maira Manesco | (11) 97226-9832

Thamyris Barbosa | (11) 95959-0225

comunicacao.sbtvd@agenciarace.com.br