01 nov Angra dos Reis testa sistema que alerta população sobre desastres naturais
Nos últimos dias 30 e 31 de outubro, representantes do governo se reuniram para mais um teste do sistema japonês de alerta de emergências, o EWBS (Emergency Warning Broadcast System). Estiveram presentes no local representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), das Forças Armadas, Defesa Civil (Angra dos Reis e estado do Rio de Janeiro), e de outros 13 órgãos das esferas federal, estadual e municipal, além de representantes do Centro de Comando e Controle de Acidentes Nucleares (CCCEN) e do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD).
Com o objetivo de minimizar os efeitos de desastres naturais, o EWBS emite avisos sonoros e visuais em televisores e outros dispositivos de recepção próximos às áreas de riscos. “Será um grande avanço se pudermos antever tragédias como a de Brumadinho (MG) e possibilitar a tomada de medidas de proteção”, afirma o presidente do Fórum SBTVD, José Marcelo Amaral, sobre o sistema que permite a recepção de alertas de aumento de chuvas ou ocorrências de abalos sísmicos.
A demonstração aconteceu em ambiente restrito, no escritório do Centro de Coordenação e Controle de Emergência Nuclear (CCCEN), localizado no Shopping Piratas, na cidade de Angra dos Reis, à margem do exercício geral de resposta à emergência nuclear. A partir desses testes, o governo brasileiro visa estabelecer padrões de operação do sistema, para que seja plenamente compatível com o território nacional.
Este é o segundo teste de EWBS organizado pelo MCTIC e pelo Fórum SBTVD na região de Angra dos Reis. Porém, é o primeiro teste realizado utilizando a programação ao vivo de uma emissora de televisão, a TV Rio Sul (afiliada da TV Globo), que participou em conjunto com as empresas associadas EiTV (multiplexer) e Hitachi Kokusai Linear (transmissores).
Sobre o Fórum SBTVD
O Fórum SBTVD (Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre) é uma entidade sem fins lucrativos que contribui para o desenvolvimento da TV digital no Brasil, proporcionando maior qualidade de sinal, mobilidade e interatividade na vida dos brasileiros. É composto por integrantes das emissoras de TV, fabricantes de equipamentos de recepção, transmissão e indústrias de software, bem como representantes do Governo Federal e entidades de ensino e pesquisa. O Fórum SBTVD promove e coordena a cooperação técnica entre seus associados e apoia a divulgação do Sistema Brasileiro de TV Digital no Brasil e exterior.
INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
(11) 2548-0720 | (11) 2894-5607
Thamyris Barbosa | (11) 95959-0225
Maira Manesco | (11) 97226-9832