24 ago Sinal digital da TV Senado chega a Maceió/AL
A população de Maceió/AL ganhou no final de julho acesso ao sinal digital da TV Senado. Mais de um milhão de moradores da região metropolitana da capital de Alagoas podem agora acompanhar as notícias do Legislativo e a atuação dos senadores pelo canal 35.1 (canal UHF digital).
O canal 35.3 será ocupado pela TV Câmara. Já o canal 35.2 será destinado à TV Cidadã, do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas. A tecnologia digital de multiprogramação permite o compartilhamento do mesmo canal com outros parceiros, o que reduz os custos de instalação.
Nessa perspectiva, o Senado e a Câmara assinaram um acordo em 2012, em que ambos se comprometeram a instalar e operar as duas emissoras, em 13 capitais cada, abrindo espaço a um parceiro local. As duas Casas legislativas respondem pela compra dos transmissores. No caso de Maceió, o Tribunal de Contas, por meio de protocolo de intenções assinado com o Senado em janeiro de 2014, assumiu o compromisso de arcar, por exemplo, com os custos de aluguel da torre, de energia e de guarda dos equipamentos.
“O Senado e a Câmara firmaram acordo de reciprocidade para instalar emissoras em todas as capitais, ficando cada Casa com a responsabilidade de transmissão de 13 cidades. O Senado passou então a fazer parcerias locais, cedendo um canal e transferindo a uma instituição pública, por isso que esse conceito foi estendido aos Tribunais de Contas dos estados, a começar por Alagoas a responsabilidade pela instalação e manutenção do sistema de transmissão”, explica o presidente do Senado, Renan Calheiros.
Rede em expansão
Em 2006, o Senado começou o projeto da Rede Senado de Televisão em sinal aberto gratuito para todo Brasil, utilizando o padrão analógico. Em 2011, foi instituída a Rede Senado de Rádio e TV Digital.
Atualmente, estão em operação os canais digitais e analógicos da TV Senado em Belém, Boa Vista, Brasília, Cuiabá, Fortaleza, Gama (DF), João Pessoa, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Recife, Rio Branco, Salvador, São Luís e Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro. E os canais digitais, em parceria com a Câmara dos Deputados, em Belo Horizonte, Cuiabá, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Natal, Palmas, Porto Alegre, Salvador, São Paulo e Vitória.