17 nov Sinal analógico de TV será desligado em Brasília
A partir desta quinta-feira (17), o sinal analógico na TV aberta, oficialmente, deixará de fazer parte do cotidiano de milhões de moradores de Brasília e outros nove municípios no entorno do Distrito Federal e Goiás. Uma nova pesquisa de aferição coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) apontou que o índice mínimo de 90% (considerando a margem de erro de três pontos) das residências aptas a receber o sinal digital na região foi alcançado.
Entidade responsável por iniciar as tratativas de implementação do sinal digital e conduzi-las junto ao Governo Federal, o Fórum SBTVD comemora a concretização de um trabalho iniciado há mais de uma década. “Essa transição carrega uma importância muito grande para nós, que no dia 2 de dezembro de 2007 realizamos a primeira transmissão digital oficial. Pouco menos de dez anos depois, estamos aqui presenciando a realização de um sonho e vislumbrando as possibilidades que esse avanço tecnológico pode proporcionar para o crescimento do nosso País”, celebra o presidente, Roberto Franco, que faz questão de ressaltar: “Esta data, com certeza, ficará marcada na história”.
Na capital do País e todo entorno, cerca de quatro milhões de pessoas passam a ter acesso, gratuitamente, à imagem e som em alta definição. Para Roberto Franco, apesar de Rio Verde/GO ter sido a primeira cidade brasileira a interromper definitivamente o sinal analógico, em março deste ano, Brasília é quem credencia o Brasil a ingressar na era digital. “Pela grandiosidade e representatividade, Brasília, sem dúvida alguma, deve ser considerada nosso primeiro grande passo”.
As demais cidades da região central que vão ter o sinal analógico desligado são: Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.