DTV News

Segunda fase do Call for Proposals começa em julho

O Fórum SBTVD segue trabalhando no desenvolvimento do novo padrão de TV aberta a ser adotado no Brasil nos próximos anos: a TV 3.0.

A primeira fase de desenvolvimento ocorreu entre julho e novembro de 2020, período em que as empresas e órgãos de padronização de diversos países enviaram suas propostas de tecnologia para aplicação na nova geração de TV digital do Brasil. Ao todo, foram recebidas 36 propostas de 17 empresas e organismo.

Nas últimas semanas, o Fórum SBTVD realizou uma série de reuniões virtuais para analisar e discutir as propostas que estão no processo de avaliação. Para o coordenador do Módulo Técnico do Fórum SBTVD, Luiz Fausto, “a avaliação da Fase 2 (dois) do Call for Proposals do projeto TV 3.0 vai nos permitir analisar as especificações técnicas das tecnologias candidatas, verificar o atendimento dos requisitos do projeto e comparar o desempenho de cada uma das tecnologias”, explica.

Para executar a próxima fase de Testes, em julho deste ano, o Fórum SBTVD utilizará as antenas de recepção interna MIMO, como referência para verificar o desempenho da recepção do sinal. O Call for Prototypes, anunciado em dezembro de 2020, para receber propostas de fornecimento de antenas deste padrão, encerra no dia 25 de junho.

Na Semana Nacional da Comunicação, realizada nesta semana, o Ministério das Comunicações anunciou que vai financiar estudos para a TV 3.0. Serão seis Universidades de todo o país, envolvendo cerca de 70 pesquisadores.