DTV News

Saiba mais sobre a suíte de testes em andamento no Fórum SBTVD

 

No mês de abril, o Módulo Técnico do Fórum SBTVD finalizará a suíte de testes do Perfil D, perfil interativo  do padrão de TV digital aberta brasileira. Abaixo, entrevistamos Raphael Barbieri, coordenador da suíte de testes, para saber mais sobre detalhes do processo:

 

  1. Qual o objetivo da suíte de testes?

Raphael Barbieri: A suíte tem como objetivo final preparar uma série de streams de teste contendo aplicativos que verificam todas as funcionalidades previstas nas normas ABNT-15606. Com esses streams, os desenvolvedores de middleware e fabricantes de televisores poderão confirmar que suas implementações cumprem os pontos especificados pela norma e o que comportamento segue o determinado. Além disso, a emissora, ao desenvolver um aplicativo Ginga, tem uma garantia maior de que seu produto será executado da mesma forma em diversos receptores.

 

  1. Qual a duração da suíte de testes e quando ela será finalizada?

B: A criação da suíte de testes conta com o apoio de membros do Fórum SBTVD, dentre eles: fabricantes de TV, empresas de software e laboratórios de pesquisa de universidades. A duração aproximada é de 6 meses e podemos dividir em 4 fases:

  • Preparação Assertivas: nesta fase, o texto da norma é dividido em pequenos trechos (assertivas), que definem um ponto específico do sistema e que possa ser testado.
    • Duração: 1 a 2 meses;
    • Etapa concluída.

 

  • Preparação Caso de Teste: os casos de teste são sequências de passos que devem acontecer de forma a validar o comportamento definido pelas assertivas, para cada assertiva devemos ter ao menos um caso de teste.
    • Duração: 2 meses;
    • Etapa concluída.

 

  • Criação dos aplicativos de testes: uma vez finalizados os casos de teste, os aplicativos materializam esses passos, de forma a testar o middleware, ou seja, sendo executados diretamente no televisor.
    • Duração: 2 meses;
    • Em desenvolvimento.
  • Geração dos streams finais de teste: os aplicativos criados são encapsulados no carrossel de objetos (formato de transmissão de aplicativos SBTVD) e multiplexados com conteúdos de áudio e vídeo.
    • Duração: 1 mês;
    • Previsão de início: abril de 2020.

 

  1. Que benefícios os aplicativos DTV Play poderiam trazer, especialmente nos tempos de hoje, levando em consideração a pandemia de coronavírus?

B: Os aplicativos DTV Play permitem uma nova forma de interação dos telespectadores com o conteúdo disponibilizado pelas emissoras, tanto via broadcast como broadband. No momento atual de quarentena, temos alguns fatores impactando o modo que consumimos conteúdos: (1) o consumo de serviços de streaming cresceu muito nos últimos dias e a restrição de consumo de dados via internet é uma possibilidade real, para não acontecer um colapso na rede; (2) a busca por informações atualizadas é constante e a televisão é considerada uma das fontes mais confiáveis, junto com a mídia impressa.

Cruzando esses fatores, concluímos que o fornecimento de conteúdos de uma forma mais interativa, com grande quantidade de dados comuns sendo entregues à população via broadcast e pequenas inserções mais individualizadas via broadband, podem formar um ecossistema sustentável e expansível, tanto no número de usuários como na quantidade de conteúdos disponibilizados.