11 fev Projeções do Fórum SBTVD para 2020
Este ano chegou com muitos aprendizados e desafios para o Fórum SBTVD, a associação que reúne os setores de transmissão, recepção, radiodifusão e acadêmico para desenvolver e implementar e melhorar a transmissão de TV digital aberta no país.
E, para proporcionar a melhor experiência ao consumidor, as empresas associadas ao Fórum SBTVD estão trabalhando para que o DTV Play seja um recurso presente nos novos aparelhos televisores, segundo José Marcelo Amaral, presidente da associação.
O DTV Play mudará a forma de assistir à televisão aberta, combinando as vantagens da TV aberta digital com os recursos da internet. Esta integração da TV aberta com a internet abre a possibilidade de disponibilizar diversos novos serviços no televisor.
Quando questionado sobre a comparação entre o sinal aberto, o streaming e a TV a cabo, José Marcelo enfatiza que “A TV aberta sempre terá vantagens perante o streaming e a TV a cabo por ser gratuita e atingir todo o território nacional. O acesso ao conteúdo de muito valor da TV aberta é simples e barato. A TV digital aberta no Brasil já nasceu móvel desde o início”. Hoje, é possível usufruir da TV digital aberta por dispositivos móveis em qualquer lugar, sem qualquer custo de dados móveis para o usuário.
Internamente, as atividades dos Módulos do Fórum SBTVD se intensificarão. Para Celso Teixeira, coordenador do Módulo de Promoção, 2020 é o ano de se aproximar ainda mais dos Módulos Técnico e de Mercado: “O DTV Play continuará no centro das discussões e, assim que a patente for reconhecida e os primeiros testes forem feitos, mostraremos as inovações desta tecnologia para jornalistas e imprensa especializada. Em paralelo, vamos seguir com as pautas sobre TV digital para que sejamos sempre os porta-vozes do tema. No nosso plano de ação, também consta a atualização constante das redes sociais e newsletter do Fórum para o público em geral, e a definição de uma agenda para a mídia especializada”, completa.
Certamente, 2020 será um ano de passos largos para a TV digital aberta brasileira, uma vez que o desligamento do sinal analógico vai avançar para centenas de cidades este ano. Até 2023, o Brasil todo terá o sinal digital de televisão, com tecnologia e recursos de ponta para a melhor experiência.