20 out Possibilidades de negócios a partir da evolução da TV aberta
Quanto mais a tecnologia da TV aberta evolui no Brasil, mais os caminhos se abrem para novas ideias e chances de negócios. Desde que se tornou digital, a televisão nacional vem acumulando novos recursos, como é o caso da grade de programação, closed caption, informações sobre tempo e clima, e muitos outros. Embora ainda esteja em vias de uma evolução mais robusta, a interatividade vem caminhando para uma integração total com a internet, a partir da chegada do DTV Play. Um desses recursos em evolução é o chamado T-commerce.
Hoje, muitos telespectadores já puderam perceber que, dependendo da programação, um ícone (a figura de um carrinho de mercado, por exemplo) surge no canto superior da tela. Os que já tiveram a curiosidade de apertar o “Ok” do controle remoto quando este ícone aparece, perceberam que ele indica que determinado produto está disponível para compra ali mesmo, na TV. A grande questão é que, atualmente, esses produtos vêm acompanhados de QR Codes que só podem ser “lidos” com a câmera do celular. Isso significa que ainda é necessário usar um outro dispositivo além da própria TV para realizar essa compra.
Por isso, o Fórum SBTVD desenvolveu o DTV Play, que proporciona uma experiência cada vez mais fluida e sem rupturas para os usuários. Assim, o recurso do T-commerce será atualizado, para ser acessado sem o auxílio de smartphones, apenas com o próprio controle remoto do televisor.
A iniciativa traz, além de chances de novos negócios – com empresas de maquininhas de cartão que poderão operar pela TV, por exemplo -, a facilidade de parcerias entre emissoras de TV e empresas do ramo de e-commerce.