19 set Portaria oficializa fim do sinal analógico em cidades da PB
O estado da Paraíba tem 13 cidades na lista dos 966 municípios brasileiros que vão ter o sinal analógico de televisão desligado em 2018. Incluindo a capital, João Pessoa, passam a contar somente com o sinal digital: Alhandra, Bayeux, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Marcação, Mari, Riachão do Poço, Santa Rita, Sapé e Sobrado.
A portaria nº 3.492, divulgada esta semana no portal do Governo Federal, foi publicada no Diário Oficial da União no final de agosto. O documento também estabelece os novos requisitos do conversor digital distribuído aos beneficiários do programa Bolsa Família e do Cadastro Único.
O equipamento garante a interatividade para o telespectador e terá, obrigatoriamente, controle remoto, interface USB, dois tipos de saída de áudio e vídeo, bem como permite a utilização de recursos de acessibilidade.
Ao todo, o sinal analógico será desligado em 1.336 cidades até o fim de 2018. Com o fim, a faixa de frequência de 700 MHz fica livre para a expansão da internet 4G em todo o Brasil. Ainda de acordo com a portaria 3.492, as cidades que não estão listadas nos cronogramas de 2016, 2017 e 2018 devem ser desligadas até 31 de dezembro de 2023.