30 nov Pesquisa de aferição digital em MG está prevista para abril
Milhares de mineiros de algumas cidades do Estado estão a oito meses do desligamento do sinal analógico de TV e o número de domicílios aptos a receberem o sinal digital ainda é um mistério para o MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações). A pasta informou, porém, que a pesquisa de aferição sobre o nível de digitalização em Minas Gerais está prevista para abril de 2017.
Somente na semana passada, o Distrito Federal juntamente com outras nove cidades fizeram a transição, após terem o prazo adiado em três semanas, em virtude do não cumprimento do teto mínimo de 90% de residências aptas a receberem o novo sinal.
A data em Minas Gerais, marcada para começar no dia 26 de julho de 2017, pode passar por um adiamento, caso a lei federal que exige um número mínimo não seja cumprida. Segundo o MCTIC, o número usado por enquanto é o do PNAD/IBGE, de 2014, para ter uma dimensão da situação na região Sudeste. De acordo com o levantamento, apenas 46,8% dos domicílios possuem sinal digital, ou seja, menos da metade do total.