07 jun Normas de DTV Play são publicadas em espanhol
O processo de elaboração das normas do sistema de TV digital é único. Após a conclusão do trabalho em português, há o processo de tradução para o inglês e o espanhol, o qual inclui etapas complexas e importantes, como a revisão com especialista distinto, podendo ser um membro do Módulo Técnico do Fórum SBTVD, um tradutor especializado ou ambos.
Recentemente, as normas relacionadas ao funcionamento da DTV Play foram publicadas em espanhol. Após a tradução e revisão, o material é encaminhado à ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para uma nova revisão e editoração do documento, antes de ser publicado.
Após a publicação das normas, os próximos passos envolvem as empresas de radiodifusão, que já estão desenvolvendo aplicações para o DTV Play e aparelhos de televisão que sejam compatíveis com o formato. Em breve, o Fórum SBTVD trará muitas novidades para os consumidores da TV digital aberta no Brasil.
O DTV Play permite a integração dos recursos da TV aberta com aqueles disponíveis na banda larga. Desta forma, a experiência do consumidor é elevada para um nível muito mais alto, já que ele aproveitará o melhor dos dois mundos. O telespectador terá acesso ao conteúdo da TV aberta em VOD (video on demand), 4K (quando o conteúdo for produzido neste formato e a TV também for 4K), além de recursos antes disponíveis apenas em serviços pagos, tais como o HDR e áudio imersivo.
Qual a importância para os associados?
Para Mauricio Kakassu, superintendente do Fórum SBTVD, a inclusão do novo perfil de interatividade (perfil D) é muito importante para todo o setor de radiodifusão, já que permitirá a integração dos serviços de broadcast com o broadband – um novo modelo de negócios para a TV aberta.
“É um trabalho que traz benefícios diretos para todo o setor de radiodifusão e que seria impossível de ser realizado sem a estrutura do Fórum SBTVD, que conta com toda a cadeia de valor do setor. Isto significa que temos emissoras, fabricantes de transmissores, fabricantes de televisores, empresas de software, além das universidades e centros de pesquisa como associados. Sem esta estrutura multidisciplinar, o desenvolvimento do DTV Play e de quaisquer outros avanços na TV digital aberta é impossível”, completa Mauricio.