DTV News

MPEG-H aprimora a experiência do vídeo UHD HDR, som imersivo e áudio personalizado

O Fórum SBTVD conversou com Adrian Murtaza, gerente de Tecnologia e Padrões, da Fraunhofer IIS, porta-voz responsável pelo desenvolvimento do MPEG-H, tecnologia candidata do Call for Proposals da TV 3.0.

O MPEG-H Audio é o mais avançado sistema da próxima geração de áudio, baseado em um padrão internacional aberto: ISO/IEC 23008-3, MPEG-H 3D Audio. Similar ao HEVC e ao VVC para vídeo, o MPEG-H 3D Audio é o mais recente padrão de compressão de áudio desenvolvido pela ISO/IEC MPEG, seguindo um processo claramente definido, competitivo e colaborativo.

“Essa tecnologia foi desenvolvida com o objetivo de proporcionar a melhor experiência possível de som imersivo, além de permitir recursos avançados de acessibilidade, interação e personalização em uma solução que leva o áudio para um nível acima do disponível atualmente”, explica Murtaza.

Isso significa que a tecnologia é capaz de proporcionar mais realismo através do som vindo de cima e no entorno do ouvinte, e com um grau de liberdade para os consumidores personalizarem a experiência de áudio. “Com seus recursos exclusivos de personalização, o MPEG-H Audio oferece aos espectadores flexibilidade para se envolverem ativamente com o conteúdo e adaptá-lo às suas preferências”, explica.

Uma das principais forças do sistema de áudio MPEG-H é o conjunto padronizado de metadados. Pois, isto é o que permite a mais avançada e flexível interatividade e opções de personalização para o usuário final, ao mesmo tempo em que oferece total controle sobre essas características para as emissoras.

Portanto, a maneira mais fácil de interagir com o conteúdo é selecionar uma das apresentações de áudio pré-definidas, que são mixagens de áudio completas, com uma etiqueta descritiva anexa a elas, por exemplo, “Mixagem normal de TV”, “Diálogo de Áudio aprimorado” ou “Som ambiente”.  Além disso, é possível realizar ajustes simples, como aumentar o volume do diálogo em relação aos outros elementos de áudio.

Para ter acesso a esses recursos, o telespectador pode usar o controle remoto da TV ou a tela do dispositivo móvel, para conferir na interface do usuário todas as opções de personalização disponíveis ou aplicativos habilitados do MPEG-H Audio.

Murtaza esclarece que o MPEG-H Audio é o primeiro sistema de áudio da próxima geração implantado, com a Coréia do Sul adotando o sistema em 2017 como o único codec de áudio para a transmissão em ATSC 3.0. A operação regular de transmissão foi iniciada em 31 de maio de 2017. Consequentemente, o sistema de áudio MPEG-H já foi extensivamente testado, usando equipamentos profissionais disponíveis, e reconhecido por sua fácil integração em infraestruturas existentes baseadas em SDI.

Para as emissoras e telespectadores, a tecnologia é um diferencial. No Brasil, já foi transmitido o MPEG-H sobre ISDB-TB, durante o Rock in Rio 2019. A maturidade do sistema e seu suporte em equipamentos profissionais de vários grandes fornecedores é uma vantagem chave do sistema MPEG-H no Projeto de TV 3.0.