Notícias

Ministério das Comunicações celebra acordo de cooperação com o Fórum SBTVD para pesquisas da TV Digital 3.0

51158164611_3473441ae4_c.jpg Divulgação MCom
 

O Ministério das Comunicações (MCom) realiza, nesta semana, a Semana Nacional das Comunicações, com anúncios e eventos voltados para as novas tecnologias em busca de um Brasil mais conectado. No evento, foi celebrado o convênio entre o MCom e o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD), para o financiamento de estudos da TV 3.0.

Segundo o presidente do Fórum SBTVD, Luiz Cláudio Costa, o momento é histórico. “Estamos felizes com esse acolhimento do Governo Federal, que compreendeu a necessidade de se pensar no futuro para as próximas gerações. A TV digital da próxima década, que já começou a ser produzida, ganha reforço importante agora, com o convênio assinado”, disse.

O Governo Federal vai investir na realização de estudos por seis universidades de todo o país, envolvendo cerca de 70 pesquisadores. O objetivo é avaliar quais tecnologias possuem a melhor performance para o novo padrão da TV Digital.

Luiz Cláudio ressalta que a celebração do acordo possibilita que a televisão brasileira continue exercendo o seu papel, sendo aberta, democrática e gratuita. “É a voz da democracia continuando, recebendo os avanços para o futuro, para que a gente continue sendo a maior fonte de informação do povo brasileiro”, declarou.

O Fórum SBTVD iniciará os testes das tecnologias em julho deste ano. A expectativa é que o Brasil receba esse novo modelo de televisão em 2023.

Digitaliza Brasil

Na ocasião também foi lançado o programa Digitaliza Brasil, que tem como objetivo concluir a migração da TV analógica para a digital.

Hoje, quase 90% da população brasileira já está com o sinal digital. O programa vai levar a conversão para o digital aos 1,7 mil municípios que ainda estão com sinal analógico.