25 nov Governo sinaliza novos investimentos em telecomunicações
O Governo Federal deve trabalhar para viabilizar a retomada de novos investimentos em telecomunicações, afirmou o secretário de Telecomunicações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), André Borges, na 60ª edição do Painel Telebrasil.
No debate “Um novo ciclo para as telecomunicações no Brasil”, ele informou que o governo está atuando para flexibilizar o modelo de trabalho do setor. “O investimento em telecomunicações tem que acontecer sempre, não pode parar. Mas havia uma série de entraves que atrapalharam esses investimentos nos últimos anos, e estamos corrigindo, flexibilizando o modelo do setor”.
A retomada de um novo ciclo de investimentos para o setor, com resultados diretos no desenvolvimento do País, segundo especialistas da área, depende fundamentalmente das diretrizes que serão definidas no novo modelo das telecomunicações. Nesse sentido, a mesa discutiu a necessidade de ajustar o atual marco legal e regulatório à realidade do Brasil e do mundo, às demandas dos brasileiros e aos desafios para o setor.
O vice-presidente da Agência Nacional de Telecomunicações, Igor de Freitas, ressaltou o trabalho conjunto com o MCTIC para “buscar regras que deem segurança e transparência” ao setor. Já o deputado federal Daniel Vilela (PMDB-GO) defendeu que a banda larga esteja “no centro da política pública de telecomunicações do País”.