10 ago Governo institui DTV Play para novas Smart TVs
No último dia 28 de julho, o governo federal publicou a portaria que aprova a implementação do DTV Play, middleware de interatividade desenvolvido pelo Fórum SBTVD, nos televisores smart produzidos em todo o Brasil.
A decisão, que alterou o Processo Produtivo Básico (PPB) para produção de televisores com tela de cristal líquido, estabeleceu uma agenda progressiva para que a mudança seja concluída dentro dos próximos três anos: até o fim de 2021, 30% dos aparelhos deverão sair de fábrica com o perfil D do Ginga, seguindo para 60% em 2022 e chegando a 90% da produção de televisores em 2023.
De acordo com José Marcelo Amaral, presidente do Fórum SBTVD, “o DTV Play é o resultado do trabalho conjunto de vários anos dos setores de academia, radiodifusão, recepção, software, transmissão e do governo brasileiro. Esta deliberação demonstra, mais uma vez, a vocação deste grupo para desenvolver pesquisas e inovações tecnológicas referentes à TV digital aberta”, destacou.
Desde seu lançamento em 2007, a interatividade passou a ser um importante componente e diferencial do sistema de TV digital brasileiro, sendo inclusive fator de motivação pela adoção de outros países. O Ginga é reconhecido pelo ITU (International Telecommunication Union) como padrão IBB – Integrated Broadcast-Broadband desde 2018.