DTV News

Fórum SBTVD contou com parcerias em demonstrações no SET Expo 2022

UFF, Dolby, EiTV e V-Nova exibiram tecnologias inéditas no estande do Fórum SBTVD

Durante os quatro dias de evento do SET Expo 2022, o estande do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD) recebeu um grande número de visitantes interessados em conhecer os novos recursos de interatividade da TV 2.5 e da nova plataforma de TV aberta, a TV 3.0.

O Fórum SBTVD, em parceria com empresas e entidades, exibiu demonstrações inéditas da geração TV 2.5 e da TV 3.0, incluindo vídeo progressivo Full HD HDR em escala, middleware de interatividade, TV imersiva e interação multimodal.

Saiba mais sobre as demonstrações apresentadas no evento:

Dolby e EiTV

A demonstração das empresas americanas abrangeu aplicações baseadas no DTV Play, tecnologia da geração da TV 2.5. O middleware de interatividade é um recurso desenvolvido pelo Fórum SBTVD com o objetivo de melhorar a experiência do usuário facilitando a navegação entre a internet e a TV aberta. O DTV Play integra serviços de broadcast streaming e também disponibiliza inserção dinâmica de anúncios (DAI), interatividade em duas vias, HDR e áudio imersivo.

Universidade Federal Fluminense (UFF)

Integrantes do Instituto de Computação da UFF apresentaram a proposta NCL 4.0, que abrange as novas funcionalidades da camada de codificação de aplicações da tecnologia 3.0 por meio da TV imersiva e interação multimodal. As demonstrações foram de TV orientada a aplicações, suporte à múltiplos usuários, sincronização do conteúdo audiovisual com efeitos sensoriais de luz e aroma, interação de usuário avançada via voz e gestos, com casos de uso de propaganda direcionada e recomendação de conteúdo. 

V-Nova

A empresa italiana exibiu de demonstração a tecnologia LCEVC para a TV 3.0, uma solução exclusiva que fornece vídeo progressivo Full HD HDR em escala. A tecnologia pode ser usada a fim de aprimorar o VVC para melhorar a qualidade visual e também fornecer um sinal de resolução mais alta ao telespectador.