
18 jan Fórum SBTVD anuncia a Universidade Federal de Juiz de Fora como sua nova associada
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) passa a integrar o quadro de associados do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD). Com vários pesquisadores na área de TV digital, a UFJF já contribuía nos trabalhos da TV 3.0, por meio da de sua equipe, liderada pelo Prof. Marcelo Moreno, coordenador do grupo de trabalho de Codificação de Aplicações do Projeto TV 3.0.
A equipe de pesquisadores da UFJF participa ativamente em ações conjuntas com o Fórum SBTVD e realiza demonstrações de dos recursos que estarão disponíveis na TV 3.0.
É importante destacar que as universidades possuem um papel fundamental no desenvolvimento da TV 3.0. Durante a SET Expo 2023, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), coordenou as demonstrações das universidades no estande do Fórum SBTVD, que apresentaram as propostas de aplicações de TV multissensorial; de realidade virtual; targeted advertising e recursos de acessibilidade, que melhoram a experiência do usuário e criam novos modelos de negócios para os radiodifusores.
A TV 3.0 é um projeto multidisciplinar, que envolve os setores público e privado. É coordenado pelo Fórum e SBTVD com o apoio do Ministério das Comunicações. Já o setor privado contribui tecnicamente por meio das empresas que integram a cadeia de valor da TV aberta (fabricantes de equipamentos de recepção e transmissão, empresas de radiodifusão, empresas de software e universidades).
O desenvolvimento da TV 3.0 está em sua fase final e a expectativa é que até o final de 2024 o desenvolvimento da TV 3.0 esteja finalizado, abrindo o caminho para implantá-la no país a partir de 2025.