DTV News

Dynamic Resolution Encoding é capaz de reduzir a resolução do vídeo e manter a qualidade do conteúdo

Baseado na abordagem AI/ML, a Phase/Harmonic desenvolveram uma tecnologia de codificação de vídeo aprimorada

O Fórum SBTVD conversou com Guilherme Castelo Branco, diretor da Phase, porta-voz responsável pelo desenvolvimento em conjunto com a Harmonic, do Dynamic Resolution Encoding (DRE), tecnologia candidata do Call for Proposals da TV 3.0.

A Phase/Harmonic está propondo uma tecnologia de codificação de vídeo aprimorada chamada Dynamic Resolution Encoding (DRE), um formato de codificação agnóstico que foi implementado em HEVC e, agora, em VVC. O objetivo é economizar taxas de bits, processamento da CPU e mantendo a qualidade do vídeo. O DRE, que está baseado na abordagem AI / ML, reduz a resolução do vídeo dependendo do conteúdo da cena.

“Entendemos que, para uma cena com movimento em alta velocidade, por exemplo, a redução da resolução evitará artefatos e macro-blocos mantendo a mesma qualidade de vídeo. DRE é um formato de codificação agnóstico e foi implementado em HEVC e agora em VVC. Também é importante notar que DRE não adiciona nenhum atraso adicional ao processamento de codificação de vídeo”, explica o diretor.

Usando o DRE no topo do VVC, Branco acredita que podem ajustar perfeitamente um conteúdo de 4K usando baixas taxas de bits e uma única camada de RF. “Entendemos que o esquema de camada dupla de RF pode ser complexo não apenas no lado da transmissão, mas também nos receptores. Além disso, a escassez de espectro disponível também é um desafio para a solução de camada dupla. A DRE pode ser suportada pela maioria dos receptores IP”, destaca.

Os benefícios que a tecnologia trará para o público, radiodifusores e para a indústria são: alta qualidade do vídeo 4K, baixa complexidade para codificação / decodificação de vídeo, baixa complexidade para camada física devido à baixa taxa de bits, os baixos custos de implementação e economia de processamento de CPU, tanto para os equipamentos transmissão e recepção.