
15 ago DTV Play pode aumentar porcentagem de pessoas conectadas na internet pela televisão
Só em 2021, dados da pesquisa TIC Domicílios apontou acréscimo de seis pontos percentuais em relação ao registrado em 2020
O middleware de interatividade DTV Play é um recurso desenvolvido pelo Fórum SBTVD para aprimorar a experiência do telespectador ao permitir que a navegação entre a TV Aberta e internet seja mais fluida.
Desde 2021, os fabricantes de televisores comercializam modelos com o DTV Play embarcado, e a tecnologia permite uma série de vantagens para emissoras e usuários, desde a segmentação de conteúdo complementar fornecido pela internet de acordo com o perfil e os interesses do telespectador até maior interatividade em quizzes, por exemplo.
É o que mostra a pesquisa sobre o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação nos dom
icílios brasileiros (TIC Domicílios) 2021, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (cetic.br) em junho, que confirma o crescimento e forte tendência do uso de aparelhos de televisão para acesso à internet, alcançando 50% e superando até mesmo o uso de computadores.
O índice é 6% maior que o registrado na TIC Domicílios 2020 (44%). Neste ano, o computador registrou 36% (incluindo máquinas de mesa, notebook e tablet). Em dados anteriores do estudo, o computador já foi o mais usado entre os usuários (80%) e a TV só era usada por 7% da população brasileira.
O estudo mostra que há uma tendência ao uso da televisão para acesso à internet. A televisão disparou em 50% em 2021, enquanto o uso do computador caiu 36% em 2021.
Segundo o presidente do Fórum SBTVD, Luiz Cláudio Costa, isso se deve à modernização da televisão, que conquistou o seu espaço e continua inovando o seu modo de existir. “Em seus mais de 15 anos, o Fórum SBTVD tem trabalhado para criar tecnologias que aprimorem a experiência do telespectador, com mais interatividade, principalmente, com o DTV Play, que traz um novo conceito de consumo para empresas e emissoras também”, ressalta.
Luiz Cláudio ainda destaca que os televisores também estão em constante evolução, refletindo nas novas tecnologias que o Fórum SBTVD desenvolve e que são aplicadas pela indústria. “Todas essas mudanças, estudos e avanços são voltadas para que a população continue recebendo um serviço de qualidade, gratuito e de última geração”, finaliza.