Notícias

Anatel propõe ampliar faixas destinadas à radiodifusão

Nota04.11

 

A Anatel realizou no dia 1º de novembro uma audiência pública sobre revisão das faixas de frequências destinadas ao Serviço de Radiodifusão. Há uma necessidade de mudança devido ao aumento de transmissões ao vivo e migração dos estúdios para as ruas, enquanto outros grandes eventos, como Carnaval e jogos de futebol, requerem mais espectro por conta da transmissão em HD. Para atender a demanda, estão sendo revisadas 20 faixas de frequência, sendo a principal e mais utilizada a 2300 – 2500 MHz. 

A proposta busca solucionar problemas de interferência de reportagens externas, liberar espectro para o serviço móvel e pretende harmonizar e compatibilizar a regulamentação do setor. De acordo com a proposta, a Resolução nº 240/2000 seria revogada, mas em prazo de transição de dois anos para que as empresas se adaptem.

A Rede Globo parabenizou a Agência pela revisão do regulamento, e destacou que há muitos pedidos de uso temporário do espectro para eventos como Fórmula 1, Carnaval e futebol. Já a Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) explicou que esta é uma necessidade antiga da radiodifusão, e que não atende plenamente as demandas do setor.