30 nov Advanced ISDB-T permite “entrega simultânea de informações” com baixo custo
O Fórum SBTVD conversou com Kohei Kambara, especialista da DiBEG e porta-voz responsável pelo desenvolvimento do Advanced ISDB-T, tecnologia candidata do Call for Proposals da TV 3.0.
Segundo Kambara, o Advanced ISDB-T é baseado nas tecnologias que atualmente estão sendo consideradas para a próxima geração do padrão DTTB (Digital Terrestrial Television Broadcasting) do Japão, previsto para ser padronizado a partir de 2023.
“Acreditamos que o ponto mais forte da tecnologia que estamos propondo é o seu desempenho. Como o Advanced ISDB-T está atualmente sob consideração, está sendo adotado as mais recentes tecnologias de cada campo. Nesse sentido, o Advanced ISDB-T é muito flexível”, conta o porta-voz. Embora os requisitos da TV 3.0 e do Japão sejam diferentes em algumas partes, o Advanced ISDB-T pode atender a ambos os requisitos com sua flexibilidade.
Outro ponto de destaque da tecnologia, é que ela permite a “entrega simultânea de informações” com baixo custo. Kambara explica que esse recurso beneficia tanto as emissoras como os espectadores. “O Advanced ISDB-T trará não apenas vários entretenimentos com novos tipos de conteúdo, mas ainda, alertas de emergências mais rápidos e robustos. Especialmente, com mensagens importantes para salvar a vida de pessoas em casos de desastres”, esclarece.
As propostas do DiBEG são baseadas em tecnologias cogitadas para a próxima geração do DTTB do Japão. Como o ISDB-T conquistou significativo sucesso tanto na indústria do Brasil como do Japão, o mesmo efeito também pode ser esperado para a TV 3.0 e o Advanced ISDB-T.