Realizações

Desde 2006, o Fórum SBTVD acumula mais de 180.000 horas de trabalho utilizadas em benefício das empresas associadas, permitindo que elas atuem em um setor regulamentado e com regras claras.

Desenvolvimento das 17 normas técnicas que especificam o SBTVD, em parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), no prazo recorde de 18 meses, totalizando cerca de 3.000 páginas. Além disso, o Fórum SBTVD é responsável pela coordenação dos trabalhos de revisão destas normas.

Desenvolvimento das especificações técnicas da TV Digital Brasileira, obedecendo a padrões e normas internacionais, também em tempo recorde;

Proposição ao governo brasileiro de procedimentos para designar a numeração dos canais digitais (canais virtuais);

Elaboração de guia de boas práticas para receptores, com o objetivo de uniformizar o comportamento dos receptores para a sintonia de canais.

Implementação de um sistema de TV Digital Aberta moderno e de alta qualidade;

Estabelecimento de um ambiente de discussão que integra os mais diversos setores que atuam no mercado de TV digital, como emissoras de TV, fabricantes de equipamentos de recepção, de transmissão, indústria de software, governo federal e entidades de ensino e pesquisa, reduzindo drasticamente o tempo necessário para a resolução de assuntos que demandam o envolvimento de mais de um setor econômico.

Obtenção de credibilidade, em todo o mundo, pelos trabalhos de desenvolvimento de um sistema de TV digital com base do sistema japonês (ISDB-T), incluindo melhorias na imagem, no áudio e nos dados, facilitando ainda mais as recepções móveis (celulares) e portáteis (notebooks, automóveis, ônibus etc.).

Conquista da confiança de seus associados, dos diversos setores envolvidos na implantação da TV digital no Brasil.

Contribuição decisiva na especificação de uma plataforma de interatividade para a TV Digital de código aberto, que inclui o desenvolvimento das especificações da suíte de testes, para garantia da interoperabilidade dos receptores.

Desenvolvimento da norma de acessibilidade, permitindo que pessoas com deficiência auditiva possam fazer uso da TV Digital Aberta.

Desenvolvimento das especificações iniciais dos conversores digitais distribuídos às famílias cadastradas nos programas sociais, durante o processo de desligamento do sinal analógico.

Elaboração da proposta de comunicação para o desligamento analógico, a ser implantado pelo governo brasileiro.

Apoiando o governo brasileiro, o Fórum SBTVD deu suporte à promoção internacional do padrão de TV digital, resultando em 19 países com o mesmo padrão, o que significa novos mercados para as empresas brasileiras.

Criação de um ambiente de debates no qual há isonomia nas negociações entre a iniciativa privada, governo, universidades e institutos de pesquisa;

A metodologia de trabalho do Fórum SBTVD é um modelo de sucesso pois é o primeiro caso no mundo em que governo e iniciativa privada trabalham conjuntamente para normatizar uma atividade comercial.