
27 jun Quatro cuidados que você precisa saber ao comprar um televisor
Para poder aproveitar todas as vantagens da TV Digital, confira dicas importantes na hora da compra
Qual o tamanho da TV ideal para a sala? Será que esse lado da sala é o ideal para colocar a TV? E a distância do sofá? Será que o televisor é compatível? São tantas perguntas que podem aparecer na hora de organizar o cômodo novo, e todo cuidado vale a pena para deixar o ambiente do jeito que você gosta, evitando problemas maiores.
Para que a experiência seja única ao apertar o botão ‘ligar’ no televisor, o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD), que trabalha intensamente na evolução da TV Digital aberta, elaborou um pequeno roteiro com os cuidados para comprar seu televisor.
Afinal, a TV Digital aberta tem diversas vantagens gratuitas, como a alta definição e a imagem sem chuviscos e chiados. Mas, para que você possa aproveitar tudo o que está disponível, você deve ter equipamentos que sejam compatíveis com o sinal da TV Digital. Confira as dicas do Fórum SBTVD:
1 – Televisor
Você pode assistir à TV Digital em qualquer tipo de TV: LCD, LED, plasma ou tubo. Todos os televisores de LCD, LED ou plasma fabricados no Brasil a partir de 2010 já têm o conversor digital integrad
o. Ou seja, basta conectar uma antena UHF e você poderá assistir à programação.
2- Verifique o selo DTV
Quando for comprar um televisor, verifique se ele possui o selo DTV.
O selo DTV indica que o fabricante é associado ao Fórum SBTVD, sendo a forma mais fácil de identificar que o televisor atende às normas técnicas da TV Digital aberta, além de garantir que o aparelho está pronto para receber o sinal digital, com garantia e assistência técnica no Brasil.
3- Qual é o tamanho ideal da TV?
Um ponto muito importante que você deve observar quando for comprar a sua TV é a distância dela até o sofá ou o local de onde assistirá aos programas. Você pode medir antes de ir até a loja.
E por que a distância entre o televisor e o sofá é importante?
Porque é igual sentar na primeira fila do cinema. Como a tela do cinema é muito grande, os seus olhos não conseguem enxergar a tela inteira. Você precisa movimentar os olhos para conseguir ver toda a imagem, o que é bastante cansativo. Mas, se você sentar a u
ma distância adequada, você notará que é muito mais confortável, pois verá todos os detalhes da imagem sem precisar movimentar os olhos.
Para que você possa estimar a distância ideal para sua TV, o Fórum SBTVD preparou uma tabela com sugestões de distância máxima e mínima para cada tamanho de televisor.
A sugestão é que o sofá fique no máximo a 2 metros do televisor e no mínimo a 1,3 metro (ou 1
metro e 30 centímetros). Porém, não há uma regra, cada telespectador deve procurar a distância que mais lhe agrade sem provocar qualquer desconforto na visão.
4- Televisores comprados fora do Brasil
Muitas pessoas compram televisores quando viajam para o exterior. Porém, estes televisores precisam de atenção:
- a) Não têm garantia no Brasil
Quando o televisor é adquirido fora do país, o fabricante não se responsabiliza por eventuais defeitos, pois a garantia é válida somente para o país onde o televisor foi adquirido. - b) Não têm suporte e nem assistência técnica no Brasil
Um televisor adquirido fora do Brasil ou, ainda, um televisor comprado de uma importadora independente, não faz parte da linha de produtos do fabricante brasileiro. Desta forma, ele não tem peças de reposi
ção, caso ocorra algum problema. Além disso, não tem Serviço de Atendimento ao Consumidor para sanar suas dúvidas.
- c) Televisores estrangeiros não são compatíveis com o sinal de TV Digital aberta do Brasil
Mesmo que possuam conversor integrado, os televisores comprados fora do país ou adquiridos de importadores independentes não são compatíveis com o sistema de TV Digital aberta do Brasil. Neste caso, mesmo conectando uma antena UHF, você não conseguirá assistir à TV Digital aberta. A solução para as
sistir à TV Digital aberta será usar um conversor digital externo conectado a uma das entradas HDMI do seu televisor.
Agora que você já sabe tudo sobre os cuidados com a compra do seu televisor, é só assistir a programação da TV aberta e aproveitar os recursos de última geração, com a melhor experiência gratuita que você já viu!