Notícias

Patrulha Digital irá percorrer comunidades periféricas da BA

Nota16.08

 

Quem mora nas comunidades periféricas de Salvador e de outros 29 municípios do Estado da Bahia terá mais uma a chance de tirar dúvidas sobre a conversão do sinal analógico de televisão para o digital. É que foi assinada na última semana, na Rede Bahia, o Termo de Cooperação Técnica que oficializa a realização da Patrulha Digital.

A ação de conscientização e esclarecimento de dúvidas acontece em seis bairros, ainda não definidos, até o dia 27 de setembro, quando o sinal analógico será desligado. “Uma equipe de multiplicadores formada por 30 alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-BA) irá orientar a população nas comunidades em relação à conversão e, eventualmente, realizar a ativação de aparelhos. Porque alguns têm o kit digital, mas utiliza a televisão no modo analógico”, explica André Dias, diretor de projetos especiais da TV Globo e membro do Fórum SBTVD. “A mudança representa melhor qualidade de som, de imagem e é de graça”, complementa.

O sinal digital vai possibilitar ainda inúmeras ferramentas de inclusão, como o closed caption (legendas) em todos os canais e audiodescrição, a participação de um narrador descrevendo o contexto da cena, especialmente para pessoas com deficiência visual.

O presidente da Rede Bahia, Antonio Carlos Júnior, destacou que a Patrulha Digital significa um marco para a televisão. “É mais um passo da Rede Bahia e das instituições parceiras rumo à digitalização. Assim, poderemos consolidar essa mudança”. 

Além do serviço prestado à população e da aproximação do Senai com a comunidade, o diretor regional do Senai-BA, Luís Breda Mascarenhas, considera que a ação será muito proveitosa para a instituição. “Nós cuidaremos da parte técnica. Vamos capacitar nossos alunos, que também vão aprender e colocar em prática o que aprendem nos cursos técnicos”, pontua. Os 30 jovens serão selecionados internamente e, segundo ele, terão grandes chances de inserção no mercado de trabalho com a ação.

“Estamos falando de um projeto feito por pessoas e para pessoas. A nossa grande missão é nos aproximar das comunidades, principalmente das mais carentes, para que continuem tendo acesso à televisão gratuita”, fala Patrícia Abreu, diretora de comunicação da Seja Digital.

Durante a assinatura do termo na Rede Bahia, também marcou presença a diretora e acionista do CORREIO, Renata Correia. Ela destacou o esforço do veículo para ajudar os baianos com a mudança. “O trabalho do jornalismo é muito importante para conscientizar a população”, disse. 

O diretor executivo de televisão da Rede Bahia, João Gomes, ressaltou o esforço que a empresa tem feito para divulgar a mudança. “Estão sendo feitas uma série de ações, incluindo o Conexão Digital, show na Concha Acústica que contou com a participação de diversos artistas de renome”, destaca.