Notícias

Kassab mantém Ginga e propõe usar conversor na compra de TVs

Nota21.09

 

O Ginga, software de interatividade da TV Digital será mantido no Processo Produtivo Básico dos aparelhos de TV, segundo o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab.

A proposta apresentada pelo MCTIC é a de utilizar os conversores distribuídos aos brasileiros com menor poder aquisitivo, como crédito na aquisição de um televisor novo, conforme explica o ministro: “se a indústria quiser, o conversor poderá ser utilizado como entrada na compra de um aparelho novo. Vale como moeda de troca e o Governo recompra”.

Segundo Kassab, a sugestão não acarretará em custos extras. “É uma solução de custo zero para os envolvidos. São doze milhões de beneficiários (do conversor digital). Compramos seis milhões de conversores, que recolhidos, podem ser redistribuídos”.

A distribuição de conversores digitais – que permite aparelhos de TV antigos, como os de tubo, captar sinais digitais – ainda está atrelada à venda da faixa de 700 MHz às operadoras móveis. No acordo, as empresas concordaram em financiar a distribuição desses equipamentos para o  Bolsa Família, medida depois ampliada para todo o Cadastro Único de programas sociais do Governo Federal.