Notícias

Ibope: 88% sabem que sinal analógico será desligado em SP

Nota01.02

 

Levantamento realizado pelo Ibope Inteligência na capital paulista e Grande São Paulo mostra que 96% dos pesquisados já ouviram falar em sinal analógico, e 88% têm conhecimento de que será desligado dentro de 60 dias – em 29 de março.

O resultado da pesquisa torna mais difícil adiar o desligamento. Pelo critério mais rigoroso de avaliação estipulado pelos difusores, esse índice deveria ser de no mínimo 81%. Já pelo critério defendido por operadoras, a porcentagem deveria ser igual ou superior a 83%.

Na Grande São Paulo, o índice de conhecimento é bem mais satisfatório em relação ao apresentado em Brasília, no período que antecedeu o desligamento: abaixo de 80%. Segundo fontes ouvidas pela coluna, com esses números não há como argumentar pelo adiamento do desligamento na região paulista.

A pesquisa mostra que as classes mais pobres (C, D e E) se prepararam para não ficar sem a TV aberta em tempos de crise. No entanto, ainda há uma faixa mais pobre da população que ainda não recebeu equipamentos para a conversão do sinal.

Se o cronograma se confirmar, São Paulo e outras cerca de 30 cidades da região vão encerrar definitivamente o sinal analógico em 29 de março.

Os dados da pesquisa devem ser apresentados em São Paulo ainda nesta semana. Eles mostram ainda que 58% dos entrevistados (em São Paulo) acreditam que realmente o sinal analógico será desligado na data prevista.