DTV News

Fórum SBTVD presente no SET Expo 2019

O SET Expo 2019 está chegando! De 26 a 29 de agosto, no Expo Center Norte, o Fórum SBTVD marcará presença no maior evento de tecnologia e negócios de mídia e entretenimento da América Latina. Dentre os objetivos do SET estão apresentar e discutir inovações técnicas, tendências nos negócios, regulações e novos produtos do mercado, envolvendo toda a cadeia de produção – da criação à entrega.

O evento é dividido entre o Congresso de Tecnologia e Negócios de Mídia e Entretenimento, onde ocorrem as discussões e debates sobre o mercado e os negócios, e a Feira de Produtos e Serviços, na qual os principais fabricantes nacionais e internacionais exibem seus produtos e serviços ao público da área de audiovisual e radiodifusão.

No estande do Fórum (Rua 1E, 11) na Feira de Produtos e Serviços, haverá demonstração de áudio imersivo pelas empresas Dolby Digital e Fraunhofer, demonstração interativa da Universidade Federal Fluminense (UFF) de propaganda direcionada. Durante o evento, ocorrerá a reunião conjunta entre ARIB/DiBEG; Fórum SBTVD e SET para discutir os desenvolvimentos futuros do serviço de TV digital aberta. Esta última também é responsável por acompanhar a implantação da TV digital no Brasil e Japão, além de discutir as atualizações no padrão.

 Demonstração experimental de interatividade de propaganda direcionada

Os receptores do Sistema Brasileiro de TV Digital, que se enquadram nos perfis C e D, dão suporte à disponibilização de serviços e aplicações que integram o conteúdo advindo do canal de comunicação broadband com o sinal broadcast. Esta demonstração experimental, promovida pela Universidade Federal Fluminense (UFF), apresenta um caso de uso de propaganda direcionada, que integra conteúdo broadcast e broadband, a fim de fornecer conteúdo adaptado ao perfil do usuário. Na aplicação, o telespectador recebe, via canal broadband, uma propaganda de acordo com o gênero do perfil do usuário cadastrado no receptor, em substituição a uma propaganda veiculada via broadcast.

O serviço de propaganda direcionada foi implementado utilizando a linguagem NCL, que é a linguagem padrão do Sistema Brasileiro de TV Digital para codificação de dados do middleware Ginga-NCL. A fim de garantir que a apresentação do conteúdo broadband ocorra de maneira sincronizada com o conteúdo transmitido via broadcast, é utilizada a nova funcionalidade do Ginga-NCL do Perfil D, que permite a preparação antecipada de conteúdo de mídias.

Por esse e outros motivos, a participação do Fórum SBTVD em mais um SET Expo é de extrema importância para a evolução do padrão digital no Brasil, uma vez que as discussões e os trabalhos desenvolvidos têm o propósito de garantir melhorias na transmissão e implantação do sinal digital e as demonstrações comprovam o avanço dos setores que atuam na televisão digital aberta.