DTV News

Demonstração de áudio imersivo no SET Expo 2019

Durante o SET Expo 2019, as empresas Dolby Digital e Fraunhofer promoverão uma demonstração de áudio imersivo à imprensa e aos demais presentes no estande do Fórum SBTVD. O áudio imersivo, ou áudio 3D, proporciona uma experiência diferente ao usuário, já que o som pode ser percebido no plano horizontal e vertical. A demonstração terá grande valor para que o sistema brasileiro de transmissão digital continue avançando e, em breve, esse recurso inovador esteja disponível na TV aberta.

O áudio imersivo tem um grande diferencial de conseguir transformar o som em um objeto, algo mais real e palpável aos ouvidos dos espectadores. Assistir a um show de rock se tornará ainda mais divertido, sendo possível alternar entre os sons dos instrumentos da banda, a voz do cantor e o coro da plateia.

Os padrões de áudio imersivo aprovados recentemente e que serão adotados são E-AC-3, MPEG-H e AC-4, que oferecem além de um som tridimensional, a possibilidade de personalização – o que torna possível reduzir ou aumentar o volume da trilha sonora de um filme, por exemplo. Mas para aderir ao recurso, será necessário adquirir uma smart TV que já venha com ele integrado, ou acoplar um soundbar ou home theater ao televisor.

“Este recurso está muito em linha com a evolução da TV como um todo. Hoje, estamos regulamentando um sistema que inclui soluções de interatividade, o DTV Play, e trabalhando na evolução da TV para a versão 4K. O áudio imersivo é mais um avanço tecnológico que agrega valor e torna a televisão aberta mais atrativa aos consumidores”, explica Leonardo Chaves, coordenador do módulo técnico do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD).