DTV News

Agenda evolutiva do ISDBT promete decolar em 2019

Na retrospectiva convencional dos veículos de comunicação pudemos acompanhar acontecimentos como Copa do Mundo e eleições – destaques no ano de 2018. Mas, para o nosso mercado de radiodifusão, há um elemento a mais nessa conta: o desligamento do sinal de TV analógico em todas as capitais brasileiras.

Foram dois anos de trabalho intenso dos módulos de Mercado, Promoção e Técnico e toda a equipe do Fórum SBTVD juntamente com representantes do governo para cumprir, dentro do tempo estimado, o switch off das 26 capitais, mais o Distrito Federal. Sim, o país já entrou em 2019 com cerca de 1.400 cidades totalmente digitais, o que representa mais de 70% da população.

Mas não dá para começar um ano olhando apenas pelo retrovisor. Os próximos meses reservam uma agenda de trabalho intenso e de importantes negociações. A começar pela segunda fase do desligamento, que abrange pequenos municípios. Ainda mais desafiadora do que a primeira, esta etapa exigirá grande mobilização dos players para que o sinal digital chegue às demais regiões.

Além disso, as discussões em torno da agenda evolutiva do ISDBT estão a todo vapor. Áudio imersivo, HDR e o DTV Play irão exigir de todos nós muita negociação e ousadia para apostar nesses recursos. Já na agenda disruptiva da TV digital, analisaremos os padrões do mundo inteiro para identificar o mais adequado para o 4K brasileiro. Não vamos parar, e quem quiser participar dessa revolução, que nos acompanhe!

José Marcelo Amaral